Taís Nichelle
“Com certeza, o uso de drogas (incluindo o álcool), é um dos maiores agravantes da violência contra a criança e o adolescente”, garante o assistente social do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Mario Vedoia da Silva. Segundo ele, dos 300 casos ativos acompanhados pelo Creas, muitos têm um fator em comum: os agressores são viciados em algum tipo de droga.
E o que pode ser considerado uma das maiores causas da violência, também é uma frequente consequência. “O abuso pode resultar em traumas profundos para a criança e o adolescente. Muitas vezes, as vítimas não conseguem lidar com a tristeza e a frustração e acabam procurando socorro nas drogas”, conta Silva.
Apesar da baixa renda também ser um fator comum nos casos atendidos, não é correto dizer que a violência acontece apenas nas classes mais baixas. “Acontece em todas as classes sociais! A diferença, é que quando a vítima provém de uma família humilde, é mais provável que o caso seja denunciado. É claro que não podemos generalizar, mas normalmente, em famílias abastadas há a omissão, a violência é escondida da sociedade”, declara o assistente social.
Vale lembrar que a violência resulta de outros agravantes, como o machismo. “Vivemos em uma sociedade onde a mulher é tratada como objeto, onde é ensinada a obedecer aos homens. Essa cultura machista agrava muito a violência, não só infantil, mas também contra a mulher. Muitas vezes, o homem abusa de uma menina porque acha que tem esse direito. Ao mesmo tempo, muitas mulheres deixam de denunciar porque se sentem submissas. É necessário uma mobilização de toda a sociedade para que isso mude”, revela ele.
Ainda segundo Silva, as consequências para a vida de quem sofre violência são muitas: problemas emocionais e traumas, distúrbios, dificuldades de relacionamento e até mesmo suicídio. Portanto, se você tem conhecimento de algum caso de violência, denuncie!
A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer um dos contatos:
CONSELHO TUTELAR
Rua: Azevedo Portugal, 1940. Bonsucesso / (42) 3623-8450
conselhotutelar@guarapuava.pr.gov.br
CRAS – XARQUINHO
Rua Corumbá, 452. Industrial / Fone: (42) 3629-4588
E-mail: cras1@guarapuava.pr.gov.br
CRAS – MORRO ALTO
Rua: Afonso Botelho, 157 – Morro Alto / Fone: (42) 3622-2308
E-mail: cras2@guarapuava.pr.gov.br
CRAS – JARDIM DAS AMÉRICAS
Av. Aragão de Matos Leão. 2752. Jd. das Américas. / Fone: (42) 3622-1165
E-mail: cras3@guarapuava.pr.gov.br
CRAS – BOQUEIRÃO
Rua: Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves / Fone: (42) 3622-1240
E-mail: cras4@guarapuava.pr.gov.br
CREAS
Rua Guaíra, 1921 – Alto da XV. / Fone: (42) 3622-2411
E-mail: creas1@guarapuava.pr.gov.br